Descrição sintética do esquema de oferta de curso

Considerando a área de concentração em Ciências Contábeis, o curso de Mestrado em Contabilidade da FURG possuirá um núcleo de disciplinas obrigatórias para ambas as linhas de pesquisa, disciplinas obrigatórias para cada uma das linhas de pesquisa e um núcleo de disciplinas eletivas que deverá ser cursado pelo discente levando em conta o seu tema de pesquisa. Assim, para obter o título de mestre, o estudante deverá cursar um total de 28 créditos, equivalentes a 420 horas/aulas. Deste total, independentemente da linha de pesquisa seguida pelo candidato, 03 disciplinas são obrigatórias (Teoria da Contabilidade, Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade e Metodologia de Pesquisa em Contabilidade – 12 créditos), além do Seminário de Pesquisa em Contabilidade (1 crédito), e da Elaboração da Dissertação de Mestrado (6 créditos).


O restante de créditos deverá ser obtido através da realização de disciplinas obrigatórias por linha de pesquisa e eletivas. Representam disciplinas obrigatórias a de “Epistemologia do Conhecimento”, para linha de Educação e Pesquisa em Contabilidade e a disciplina de “Controle Gerencial”, para a linha de Controladoria e Controle Gerencial. As disciplinas eletivas deverão ser definidas em comum acordo entre orientador e orientado, considerando o enfoque da dissertação a ser desenvolvida pelo aluno.


Os alunos que receberem bolsa pelo programa têm obrigatoriedade de desenvolver o Estágio Docência. Ainda assim, incentivam-se os demais alunos (não-bolsistas) a realizar tal atividade, pois a mesma incrementará sua qualificação, além de constar em seu histórico/currículo. Serão concedidos 02 créditos pela realização do Estágio Docência.

Para a realização de todas as atividades propostas aos alunos durante o curso, sugere-se o seguinte cronograma:

1o semestre - total de 12 créditos

a) Teoria da Contabilidade (obrigatória, 4 créditos)


b) Métodos Quantitativos em Contabilidade (obrigatória, 4 créditos)

c) Metodologia de Pesquisa em Contabilidade (obrigatória, 4 créditos)

2o semestre - total de 7 créditos


a) Seminários de Pesquisa em Contabilidade (obrigatória, 1 crédito)

b) Obrigatória da Linha (3 créditos)


c) Eletiva 1 (cfe. foco de pesquisa e orientador, 3 créditos)

3o semestre - total de 6 créditos


a) Eletiva 2 (cfe. foco de pesquisa e orientador, 3 créditos)

b) Elaboração da Dissertação de Mestrado I (obrigatória, 3 créditos)

4o semestre - total de 3 créditos


Elaboração da Dissertação de Mestrado II (obrigatória, 3 créditos)

O curso foi formatado com um conjunto de disciplinas obrigatórias comuns, uma disciplina obrigatória por linha de pesquisa e um leque de disciplina eletivas. Dentre as disciplinas eletivas, há aquelas preferenciais para a linha de Educação e Pesquisa em Contabilidade – Metodologia do Ensino Superior, Tecnologias da Educação, Ensino e Formação Docente, Tópicos Especiais de Educação em Contabilidade e Tópicos Especiais de Pesquisa em Contabilidade; e para a linha de Controladoria e Controle Gerencial – Gestão de Custos, Sistemas de Informações nas Organizações e Tópicos Especiais de Controladoria e Controle Gerencial. Complementarmente, as disciplinas de Contabilidade Societária, Pesquisa Operacional e Contabilidade Aplicada ao Setor Público não exibem inclinação específica para as linhas de pesquisa.

Além disso, o aluno pode cursar o “Estágio Docência” e/ou cumprir os créditos necessários pelas disciplinas “Práticas de Pesquisa I”, “Práticas de Pesquisa II” e “Práticas de Pesquisa III”, com a publicação de artigos.